terça-feira, 29 de março de 2016

Every Day Carry - a preparação de todos os dias

E ai galera, beleza?
Hoje vamos discutir um pouco sobre o conceito, funcionalidades e componentes de um Every Day Carry, normalmente chamado de E.D.C. Para os adeptos do sobrevivencialismo, a montagem deste é algo tão obrigatório quanto a montagem de um kit de sobrevivência ou de uma Bug Out Bag (B.O.B, uma mochila de fuga).
O que é um E.D.C?
O Every Day Carry nada mais é do que os itens que vc carrega todo dia com o objetivo de resolver problemas que venham a aparecer no cotidiano. Consiste em itens que possam tirar vc do maior número de problemas possíveis e imagináveis, como por exemplo: uma camisa que rasgou embaixo do braço; um alfinete que entrou no pneu de sua bicicleta ou um cinto de segurança emperrado dentro de um carro que capotou.
Os exemplos são bem diversos, e por isso um E.D.C normalmente compreende itens que possuem várias funcionalidades no cotidiano. Mas o que é novo é a nomenclatura utilizada para este conjunto de essentials, pois a utilização destes itens não é algo recente, sendo utilizados há anos por pessoas que procuram sair de casa preparados para qualquer problema, caso dos preppers (preparadores) americanos.
Quais a funcionalidades de um E.D.C?
Por ser um conjunto de itens que devem se adequar a diversas situações, os E.D.C costumam ser bem abrangentes quanto à suas funcionalidades. Mas costumo dizer que cada EDC atende a três princípios básicos ligados ao seu portador:
  • O estilo de vida: sobrevivencialista, aventureiro, civil evitando problemas;
  • A função social: policial, bombeiro, professor, geógrafo, surfista;
  • O local de residência: locais frios, selvas, trópicos, ilhas, praias, grandes cidades;

Isto significa que, um policial, sobrevivencialista e morador de uma região de selva, normalmente terá o seu E.D.C composto por itens que permitam a defesa pessoal dele e de seus familiares tanto no trabalho como na vida pessoal, assim como itens necessários ao desempenho de sua atividade na natureza, como faca, lanterna, repelente, etc. No caso desta pessoa, ele não precisará possuir itens de um E.D.C de alguém que more em um local frio, pois não teriam grande serventia.
Da mesma forma seria o meu caso, como geógrafo, sobrevivencialista e morador de uma metrópole litorânea. Assim eu prezo por itens que possibilitem minhas atividades como pesquisador (lápis, caneta, caderneta), itens de autodefesa (canivete, faca de pescoço) e itens que possam me auxiliar caso aconteça um problema em campo ou em casa (lanterna, kit costura, kit fogo, etc). No meu caso, eu não necessito possuir itens de alguém que seja aventureiro, pois eu dificilmente precisarei acampar durante meu trabalho.
Assim, o E.D.C tem a função de minimizar ou resolver a maior parte dos problemas que vc possa vir a ter no cotidiano, levando em consideração as possibilidades às quais vc se expõe e as que não existem.
Quem pode portar um E.D.C?
Qualquer pessoa que deseje estar preparada para os problemas e situações do cotidiano, pode (e deve) portar um Every Day Carry. Mulheres portam (naquelas bolsas de fundo infinito) muitos dos itens que precisarão durante o dia-a-dia, necessitando apenas de alguns adicionais para defesa pessoal (canivetes, spray de gengibre) ou reparos (kit costura, micro ferramentas).
A questão é que a maioria das pessoas não se preocupam em andar ao menos com o básico (uma lâmina, uma lanterna e um isqueiro). Enquanto na universidade, cansei de ter que pegar meu canivete para cortar laranjas para os meus colegas de curso, assim como cansei de ter que esvaziar minha garrafa d'água nos copos de outras pessoas que iam a campo sem um reservatório de água.
Assim, o E.D.C, para mim e para grande parte dos sobrevivencialistas e preparadores, é um item fundamental que todos deveriam carregar para facilitação da vida.
O que um E.D.C deve conter?
Falando daquilo que prezo, o meu E.D.C é composto por itens que possam suprir as seguintes necessidades:
  • Defesa pessoal: canivete, faca de pescoço e cartão lâmina;
  • Sinalização e iluminação: lanterna, espelho, luz química, apito, celular;
  • Obtenção de fogo: fósforos, isqueiro, pederneira, OB;
  • Alimentação: kit pesca;
  • Ir e vir: dinheiro, cartões;
  • Higiene e saúde: sabonete, unhex, paracetamol, gilete;
  • Escrita e anotações: caneta, papel;
  • Proteção e hidratação: óculos escuros, garrafa de alumínio;
  • Ferramentas e reparos: kit costura, bracelete de paracord, cartão multifuncional (7 em 1);
Veja que apesar de haverem categorias onde os itens se encaixam melhor, grande parte dos itens se encaixa em diversas outras categorias, possuindo diversas funções no meu cotidiano. E vale lembrar, o E.D.C deve resolver problemas, e não criá-los, assim, não vá sair por aí carregando armas de fogo enquanto são proibidas, ou um papelote de maconha para fins de relaxamento (não que eu tenha algo contra, kkkk).
Onde portar o meu E.D.C?
Primeiro, é importante que o seu E.D.C esteja oculto, pois o porte dele lhe dá ampla vantagem sobre agressores ou situações onde vc precise tomar uma iniciativa. Pense num metrô parado bruscamente, onde todos querem sair desesperadamente e alguém sabe que vc possui aquele canivete com quebrador de vidro...
Segundo, existem dicas para vc carregar diversos itens espalhados pelas roupas (giletes, chaves de algemas, dinheiro fora da carteira, assim como existem pessoas que preferem juntar a maior parte do E.D.C num único invólucro e distribuir os itens de necessidade repentina (canivete, apito, celular, etc). Assim, vc tem liberdade para escolher a melhor forma de portar, mas como sua vida pode depender de ter alguns destes itens a mão, cabe o bom sendo de sabe onde colocar aquela chave reserva do cofre ou uma lâmina de bisturi.
Essas são algumas dicas que podem ajudar na composição do seu Every Day Carry, mas lembre-se, o E.D.C deve obedecer às SUAS necessidades, não as de outrem. Abaixo segue o vídeo do canal do YT sobre o assunto, dá uma olhada lá:


Se inscreve no blog e no canal, deixa aquele like e Vamos pra natureza!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário