quinta-feira, 17 de março de 2016

Manifestações 2016: Fora Dilma ou Fica Dilma, estamos todos ferrados!

Bom galera, tudo bem com vcs?

Temos visto, nos últimos dias as manifestações contra e contra a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, re-eleita na última eleição presidencial. Em datas marcadas, as massas vão às ruas defender aquilo que acreditam, suas posições políticas e seus interesses pessoais e econômicos.
Não vou debater aqui quem está certo ou quem está errado, muito menos defender meu posicionamento político, pois não é este o interesse da postagem, mas sim discutir como isso pode ser perigoso em meio ao ambiente urbano, como isso pode colocar sua integridade física e sua vida e em risco.
Acontece que há uma intolerância gerada no meio dos dois principais posicionamentos políticos! Para os defensores do Fora Dilma/Fora PT, quem passar de vermelho é considerado um defensor do comunismo, petralha, vagabundo, maconheiro, etc.
E tais xingamentos não vem apenas como palavras, mas junto de empurrões, socos, pontapés, etc.

Já os defensores do Fica Dilma, sobretudo militantes do Partido dos Trabalhadores, em sua maioria jovens cooptados nas Universidades Públicas, acham que o partido é tudo que há de melhor na história do país e que qualquer um que seja contra a Sra. Presidente, estará contra a democracia (como se votar só pra saber quem irá nos comandar fosse democracia).
Acontece que existem algumas coisas que vc, que não está nem aí pra este rebosteio todo, pode fazer pra evitar ser pego por uma turba enfurecida no meio da rua:
  • Vestimentas: assim como vc faz em dias de jogos, faça também em dias de manifestações, evitando sair com a cor do "inimigo"! Imagine que vc mora ou trabalha na esquina da Arena Corinthians e é torcedor do Palmeiras... vc, que não quer apanhar de graça (sempre tem quem queira arrumar confusão, né), sairia de verde e branco de casa? Bom, eu evitaria! Da mesma forma é durante manifestações! Vc terá, pelo menos, algumas dezenas de pessoas a flor da pele loucas pra encontrar o algoz de suas reclamações, aí passa o carinha com a camisa vermelha ou da cor do Brasil (que pode ser a do The Flash, da DC Comics ou da Seleção de Vôlei)! Basta uma pessoa ter coragem pra te dar um tapa, que todos em volta terão também, seguindo a velha história do corajoso quando está numa multidão. Tem muitas pessoas ali que não teriam coragem de gritar um palavrão com alguém, mas por estarem em grande número, transformam-se completamente.
  • Chame a menor atenção possível: Os manifestantes irão mexer com qualquer um que destoe do estereótipo daqueles que estão na multidão! Isso é um fato! Se skatistas passarem no meio de uma manifestação da direita, serão escorraçados sem dó... se motoristas tentarem passar próximos de manifestações de ciclistas, terão seus carros arranhados... se homens interferirem em manifestações feministas, é provável que sejam xingados, ameaçados de agressão, etc.
    Pensando assim, adote a diretiva do homem (mulheres também) cinza: vestimentas neutras e que permitam a mobilidade, proteção dos olhos e face (óculos ou bonés), calçados confortáveis para longas caminhadas (caso necessário).

  • Pense em rotas alternativas para se deslocar: A última coisa que vc vai querer é que seu deslocamento seja interrompido por milhares de pessoas batendo no seu carro (isso acontece muito e em qualquer manifestação!!), tentando te derrubas da bike ou esbarrando enquanto vc caminha. O pior é que com os nervos a flor da pele e a desordem criada, é muito fácil alguém meter um pé embaixo do pneu do carro, te derrubar da bicicleta ou esbarrar em vc... e adivinha quem está em menor número e, consequentemente, tem a opinião menos considerada? Veja um exemplo: Nas comunidades mais carentes, existem crianças brincando no meio da rua, jogando bola e correndo. Se um carro passa, ainda que seja abaixo da velocidade indicada, e uma destas crianças corre e é atropelada, quem será culpado pela população?
    Isso acontece porque as pessoas adoram encontrar um culpado para os problemas que acontecem com elas! Culpar o outro é mais fácil do que culpar a si por uma tragédia que acontece! Para o motorista que está bêbado, ele nunca está errado; para a mãe que não segura na mão do filho, ela nunca será a culpada se ele correr pro meio da rua; quem atravessa fora de uma passarela não se acha responsável se for colhido (a) por um automóvel...

  • E se tudo der errado: esteja preparado para o pior, pois as pessoas não medem consequência de seus atos quando em grandes grupos! Sempre porte seu EDC (Every Day Carry), spray de Gengibre (não proibido pela legislação vigente) ou sua lâmina (não proibida pela legislação vigente). Não discuta com ninguém, isso só irá inflamar a situação; se for possível, corra para o mais longe, muitos dos possíveis agressores não irão se distanciar do grupo principal!
Cuidado nunca é demais galera, basta estarmos preparados!
Vamos pra natureza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário