quarta-feira, 16 de março de 2016

WildLife CE no Blogger - quando comecei a pensar a natureza e no "Be Prepared"?

E ai time, beleza?

Primeira postagem do Blog da WLCE, e quero compartilhas um pouco daquilo que tenho pensado nos últimos dias como conteúdo interessante para tratar sobre os aspectos compreendidos pela página do Facebook, como sobrevivência, camping e atividades ao ar livre (outdoor).
Durante cerca de 6 anos fui escoteiro (lobinho, escoteiro e sênior), o que de fato me tirou da zona de conforto de estar em casa somente na base do video-game e aprendendo aquelas besteiras que a escravidão mercado de trabalho nos passa como fundamentais para nosso futuro.
Aprendi muita coisa junto do citado movimento, desde o acendimento de fogueiras com atrito de pedras, utilização de lentes para fazer fogo, comidas mateiras (junte fome e ovo na laranja, e vc terá um banquete), o cuidado com a natureza e as técnicas de resguardo de um camping.
Mas quando eu me peguei pensando no quanto era bom esta em meio à natureza? Estava num acampamento na Região Metropolitana de Fortaleza/CE, periferia urbana, com chácaras e sítios no entorno. Terminadas as atividades da tarde, eram 18 horas de uma dia não tão quente, e deitei na grama por cerca de 20 minutos... que céu era aquele, que silêncio e que calma!
Deixei o escotismo e parti para novas vontades que possuía! Arrumas uma profissão hobby que não me deixasse puto todo dia que tivesse que comparecer! Não foi no telemarketing, muito menos no setor comercial, que comecei a fazer algo que gostava. Entrei para o Bacharelado em Geografia na Estadual do Ceará, alguns diriam "serei eternamente pobre", outros diriam "foi o único curso no qual consegui passar". Eu não, sempre gostei daquilo, de ir a campo e depois escrever sobre aquilo, de viajar, não somente pelo viajar, mas pela noção de espaço que nos rodeia, de todos os processos humanos e naturais que formam as paisagens que nos cercam, por compreender, através do conhecimento científico, a formação de muitas das coisas que nos cercam.
E foi através das atividades de campo que tomei gosto pela exploração, pelo andar somente pra ver o que tem no final, pelo verde e pela paisagem.
Campo realizado em Irauçuba, sertão do Ceará.
A partir daí me tornei um andador (no melhor estilo Johnnie Walker), percorrendo quilômetros e mais quilômetros para ver aquilo que o mundo próximo poderia me apresentar. E ao passo que sempre tive estas vontades, verifiquei que o mundo tem se tornado cada vez pior! Desigualdade socioeconômica, desemprego, fundamentalismo religioso, stress do cotidiano, crise ambiental, violência urbana e social, governos que trabalham para atender interesses empresariais, etc. E tudo isso, por mais que fiquemos alheios, rebatem sobre nós! Assaltos todos os dias, latrocínios, polícia utilizando força desproporcional em cidadãos, acidentes de trânsito, assassinatos por motivos fúteis, fanatismo religioso agressivo (do islâmico ao cristianismo, do padre intolerante ao judeu ortodoxo).
Evangélicos destruíram imagens de Umbanda
Outra grande contribuição foi o fato de assistir seriados voltados à sobrevivência em ambientes inóspitos (Largados e Pelados; À Prova de Tudo; Desafio em Dose Dupla, etc), que nos deixam curiosos se conseguiríamos sobreviver numa situação destas. Estes conhecimentos nos colocam numa outra perspectiva, a de que se tudo der errado no mundo, como uma tempestade solar, um terremoto gigantesco ou uma nova guerra mundial, a grande maioria das pessoas iria pro brejo (as ovelhas), que estão muito mais preocupadas com as novelas, os lançamentos das marcas famosas, reality shows, celulares caros, carros do ano (adoro carros, sobretudo se estiverem a mais de 150 km por hora e comigo no volante), festas aos finais de semana com as mesmas pessoas vistas na semana...

Assim, o que me chama atenção é que as pessoas não se preparam para qualquer problema em suas vidas! Vão acampar em locais onde podem haver malfeitores, fazem mochilão sozinhas no exterior e bebem até apagar, fazem escaladas sem a devida proteção, caminham a toa durante a madrugada...
Isso sem pensar em qualquer tipo de defesa pessoal, equipamentos necessário, provisões de suporte, etc.
Pode parecer exagero se preparar quando tudo parece muito bem, mas vc desejará  possuir um item básico de sobrevivência quando algo der errado. 
  • Ex. 1: o malandro entrou no busão para assaltar, mas estava somente com uma faca enferrujada de cozinha e deu as costas pra vc - Ah se eu estivesse com meu canivete butterfly.
  • Ex. 2: o carro enguiçou na subida de uma montanha, durante a noite! Vc viajou sem a mala de ferramentas e o único problema do carro foi que uma mangueira soltou - Ah, não uso lanterna fora de casa e não carrego zip tie (esgana gatos).
Desta forma, espero que os amigos que venham a acompanhar o nosso blog e nossas outras plataformas (FB, YT e IG) possam compreender um pouco mais sobre preparações, sobre segurança de camping, e sobre o que é estar preparado para quaisquer (ou pelo menos a maioria) situações problemáticas que possam aparecer (antever todas as possibilidades de um determinado ambiente).
Vamos pra natureza!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário