sábado, 30 de julho de 2016

Dica de filme: Contágio (2011) - um vírus mortal tem lições para nos dar...

Olá time, tudo bem com vocês?
Quando pensamos em filmes de sobrevivência, logo nos vem ideia de histórias de pessoas perdidas na floresta ou ilha, buscando sobreviver desesperadamente.
Mas na ausência de mais filmes de sobrevivência na natureza na Netflix (de novo), achei o filme Contágio, de 2011.
Só atorzão na filmagem: Laurence Fishburne, Matt Damon, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Jude Law, Bryan Cranston...
Mas o filme, como história a ser contada, deixa um pouco a desejar, tendo cenas muito curtas, feitas pra que os dias de contágio se passem mais rápido, mostrando o resultado de cada pessoa que fica doente e e das pesquisas. Numa cena a esposa de alguém começa a tossir, duas cenas depois morreu! Isso é meio broxante, especialmente pra quem assiste o filme no intuito de ver os efeitos completos da doença na sociedade.Vale lembrar que o filme sucede o surto de Gripe Suína de 2009, quando matou mais 500 mil pessoas em todo o mundo (Dados da revista médica "The Lancet Infectious Diseases". O H1N1 consiste num tipo de vírus influenza mutante que possui material genético humano, aviário e suíno. Somente com a distribuição da vacina para Gripe A, ao final de 2009, a OMS anunciou o fim da pandemia de H1N1.
Voltando ao filme...
Uma funcionária americana de uma multinacional (AIMM Alderson) viaja de Hong Kong, onde realizava reuniões de negócio, aos EUA com sintomas de uma gripe forte e encefalite. Alguns dias depois morre com convulsões e engasgos. Além dela, morrem um garçom de um hotel de Hong Kong, um executivo japonês da mesma empresa e outras pessoas.
O vírus se espalha pelo toque e pelas vias respiratórias, então qualquer contato, por menor que seja, torna-se um prato cheio para proliferação da doença, até então desconhecida!
A equipe do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA começa receber informações de um surto de doença que matando pessoas infectadas.
A OMS também inicia a investigação sobre o que pode ser a doença. No decorrer do filme, descobre-se que é um vírus mutante (MEV-1) proveniente de uma espécie de morcego da Ásia modificado após o contato com suínos.
Pior ainda é que o vírus mata um em cada quatro hospedeiros, além das células nas quais os estudiosos tentam cultivar o vírus. Assim, muita gente morre, muita gente mesmo! Principalmente pelas condições de alimentação, água potável, moradia, clima, etc.

Mas quais as lições que o filme passa em relação ao que aconteceria com a sociedade geral num caso como este? Separamos alguns pontos interessantes do filme que podem servir para análise da realidade:
  • Informação: voltamos à mesma história - em cenários de crise a população sempre é informada tardiamente, quando tudo já saiu do controle do Estado. Ainda, surgem diversos boatos em sites e blogs que podem ou não criar uma desordem total, espalhando informações verdadeiras ou falsas (acreditando serem verdadeiras). Com a ampliação do acesso à Internet, notícias tendem a chegar mais rápido, sejam através de vídeos ou fotos. Assim, noticiários ou mesmo blogs sobre teorias da conspiração pode dar informações importantes ou supérfluas, cabe ao sobrevivente filtrá-las junto às informações e estudos prévios.
  • Uso da força: quem assistiu qualquer série ou filme que trate de cenários de crise, pode ver como o Estado poderá utilizar a força (inclusive letal) para conter uma parcela da população que possa estar contaminada ou ter visto determinado fenômeno que não deva ser divulgado para os meios de comunicação.
  • Desordem geral: durante anos fomos acostumados numa ordem social que diz para esperarmos em filas, não pegarmos todos as unidades de um item no varejo, não nos automedicarmos. Num cenário de crise, onde as pessoas pensam em fugir da cidade, ter alimentos e remédios, toda essa ordem social cai por terra! Uma arma de defesa da casa se torna ferramenta para saquear mercados e farmácias, as prateleiras do supermercados se esvaziam com rapidez imensa, um kg de arroz pode ser motivo para um assassinato, um carro com gasolina motiva barbaridades. E isto acontece porque a grande maioria das pessoas, as ovelhas, passam anos achando que a busca pela sustentabilidade e a gradual saída do sistema é besteira... isto até uma crise estourar. 
  • Medo generalizado: a pessoa do seu lado tossiu... deve estar doente, deve ser a Gripe Suína... Este tipo de comportamento é, talvez, o principal gatilho para violência generalizada.
  • A busca pela cura: diversas pessoas irão correr atrás de qualquer tipo de cura, pela vontade Divina ou pelo uso de ervas tóxicas. Caso os boatos aconteçam sobre um medicamento, haverá uma verdadeira guerra civil pelos estoques das farmácias.
  • Muita gente morta = outras doenças: muitas corpos nas casas, nas ruas, acabarão por ocasionar aumento de roedores, cães e gatos doentes, proliferação de bactérias e outras doenças. Leptospirose, dengue, febre amarela e febre chikungunya podem ser apenas alguns destes novos problemas a serem encontrados numa cidade atingida por uma epidemia de um vírus mortal.

  •  O Brasil conseguiria superar uma crise destas? No filme há um momento em que o chefe do CDC burla os protocolos para informar a esposa sobre a quarentena que será instaurada em Chicago. Alguém realmente acredita que no Brasil, com seu histórico de corrupção endêmica, a população geral seria considerada antes das famílias e amizades dos políticos e grandes empresários? Ainda, com as condições subumanas nas quais parte da população nacional hoje se encontra (casos dos favelões em Paraupebas/PA ou Recife/PE) e com o péssimo serviço de saúde existente no país, haveria uma taxa de mortalidade muito maior do que em países minimamente estruturados pela saúde privada.
Bom, galera, esta é apenas uma análise de como o filme pode contribuir para suas preparações e estudos sobre possíveis proliferações de doenças. Cuidado em viagens para países de climas diferenciados, casos do Sudeste Asiático, do Caribe, da região Amazônica Sulamericana ou mesmo da África.
Digam o que vcs acharam, e vamos pra natureza!

terça-feira, 19 de julho de 2016

10 dicas baseadas na série de filmes Bourne: uma obrigatoriedade para qualquer nômade violento.

Olá, time, como vão todos vocês?
Há alguns dias venho escrevendo este texto, pois a vida anda bastante corrida e a WLCE, ainda, não paga salário (rsrs), então...
Finalmente tive tempo de assistir minunciosamente a trilogia de filmes estrelados por Matt Damon e Cia, então vamos direto ao assunto!

Se vc não assistiu algum das três filmes em questão, já aviso que terão muitos spoilers... 

Quando nós, sobrevivencialistas, sobreviventes, bushcrafters, homens cinzas, militares, etc, assistimos filmes de ação e filmes policiais, não estamos buscando somente o uma boa atuação ou uma fotografia bem realizada, mas sim visualizar situações que nos façam raciocinar sobre a melhor forma de escapar, como nós agiríamos em determinada situação onde os personagens estão.
Isso sempre fez com que nós fossemos à serviços de streaming, cinemas ou aguardássemos a Tela Quente começar para assistirmos 007, Missão Impossível, Tomb Raider, Inimigo do Estado, 24 horas.


De fato, todos esses filmes são legais, mostram algumas situações interessantes sobre práticas sobrevivencialistas, principalmente em relação ao combate direto... mas esquecendo das estátuas que voltam à vida e as máscaras de silicone perfeitas, há um desses filmes que consegue superar os outros pela história contida, pelas circunstâncias do personagem principal e pela forma como as situações são boladas. Este filme, ou estes filmes são a trilogia Bourne...


Jason Bourne (ou David Webb) é ex-soldado (do projeto conhecido como Medusa, nos livros) e um agente de um projeto (Treadstone) de assassinos treinados para permanecerem infiltrados durante anos em determinados países, objetivando resolver problemas geopolíticos sem maiores burocracias (leia-se matando alvos designados pelos responsáveis pelo Treadstone, alguns cabeças da Companhia de Inteligência Americana (CIA).
Ele é designado para uma missão e não consegue terminá-la (lembram do Wombosi), sendo atingido por tiros e caindo no mar... bom, isso não vem ao caso, mas sim entender que ele falhou e a CIA quer o cara morto, pois acham que ele virá atrás de todos eles ou irá expor o projeto de assassinos do Governo Americano.
Todos nós podemos tirar algumas lições do que ele faz durante a trilogia para escapar da morte ou de ser preso, e nós listaremos embaixo alguns pontos.
  • Bourne é o modelo de homem cinza a ser copiado, principalmente em termos de vestimentas.
Com exceção do suéter laranja doado pelo pescador do barco, todo o guarda roupa de Bourne é composto pelas roupas em tom escuro, acinzentado ou, no máximo, alguns tons pastéis. Isto nada mais é que a Diretiva do Homem Cinza ser colocada em prática ao extremo.
Claro, não significa que todo mundo vai vestir um sobretudo preto em pleno calor do RJ ou de Salvador, mas que existem trajes que dificultam mais a sua identificação.
  • Ele sabe como se camuflar no meio de multidões.
Isso significa dizer que numa situação onde ele esteja em meio à uma multidão, você não o verá cometendo erros de aparecer careca, com um corte razor part ou um moicano loiro.
Ok, se ele estivesse como agente operativo, possuir tais características poderiam torná-lo um cara comum para outras pessoas, mas naquele momento ele está sendo procurado pela CIA, então...
"Ahhhh, Tiago, mas eu não posso utilizar um moicano loiro ou dreads como um sobrevivencialistas??".
Quando falamos em sobrevivencialismo urbano, onde a principal dica a ser seguida é a do homem cinza, menos é mais, chamar menos atenção é estar mais seguro, e menos propício a atrair malfeitores. O que chama mais atenção, uma casa simples de janelas de madeira desgastadas ou uma mansão cheia de neons verdes nas palmeiras imperiais?
Vc pode até perceber que é o Matt Damon na foto, mas numa situação real, vc nem imaginaria que este é Bourne. 
  • O que vale mais, a lataria do seu carro ou sua vida?
Quando penso nesta trilogia de filmes, me vêm à cabeça as perseguições de carros que acontecem e a primeira coisa que eu penso é: "Será que alguém dirige daquele jeito mesmo?"
Quando é necessário, Bourne sai feito louco pelas ruas e avenidas, usando escadas e retornos perigosos para escapar. Não estou aqui dizendo que vc deve fazer isso para fugir de uma blitz por estar embriagado (que inclusive é crime). Mas se vc está numa situação de perseguição, seja por um agressor ou um assaltante, meta pé, cuidado com os pedestres e não aconselho que entre na contra mão, mas se vc tiver que acertar uma viatura de polícia para se livrar de um agressor armado, porque não?
  • Vc imagina quantas armas em potencial estão presentes no nosso dia a dia? 
Você utiliza uma centena de objetos que nem sequer imagina que podem ser utilizados para defesa pessoal. Cinto e fivela então na sua cintura, chaves e isqueiro nos bolsos, canetas estilete no estojo, prancheta de metal na mochila, extrator de grampo e lápis no porta treco, super cola e moedas nas gavetas, revistas nas prateleiras
Todos esses itens tem mais de uma  utilidade.
Canetas e lápis funcionam como punhais em caso de uma emergência, chaves entre os dedos funcionam como um belo soco inglês, cinto enrolado na mão funciona como um potencializador de soco ou como um nunchaku (balançando a fivela a frente), cadarços de kevlar podem ser utilizados para enforcar um agressor, revistas enroladas servem como cacetetes, listas telefônicas e pranchetas podem ser usadas como escudos balísticos de emergência. Nos filmes tais referências são constantes.
  • O governo fará de tudo para esconder verdades que possam acabar com as relações do país.
Usemos um exemplo bem brasileiro, história do ET de Varginha.
Não se sabe se a história do tal alien é verdadeira ou falsa, nem mesmo se de fato houve o avistamento de um OVNI em MG, mas o que se sabe é que o governo brasileiro usou de diversos meios para encobrir alguma coisa naqueles dias em que foram relatados acontecimentos na região.
Alguém realmente acredita que se um caso destes caísse na mídia abertamente, nossa sociedade não entraria num turbilhão? Por isso os governos, em geral, escondem muitas coisas para a população, e se estes insistirem em descobrir, força será utilizada!
Vejamos a crise atual pela qual o Brasil passa: em 2008 foi noticiado que a bolsa de NY e outras caíram consideravelmente, e o que o presidente brasileiro falou? "A crise é só uma marolinha"! Foram vendidos muitos carros (IPI Zero), muitos imóveis (Subsídios Minha Casa Minha Vida), e onde chegamos? 2013 a crise começa a atingir o país, depois de ter atingido toda Europa, China, etc...


  • Verifique seu carro sempre, bombas ou rastreadores nunca são colocados em cima do capô...  
Vc está sendo procurado por alguém, entra no carro com pressa e BOOOOOM!
Não, melhor dar uma checada sempre que puder, ver se há algo errado com a fechadura, por trás da lataria, no assoalho do veículo.
Mesmo que não tenhamos histórico de carros sendo explodidos, temos histórico de assaltantes que marcam carro com chiclete na lataria...
  • Cartão de Crédito não é uma opção para alguém que está sendo procurado.
Tudo, para alguém que é um operativo em terreno hostil, se resume a dinheiro local, cartão de crédito com nome falso e passaporte falso de turista.
No caso de alguém que está sendo procurado, somente dinheiro local é uma opção, em grande quantidade! Com isto vc pode pegar um trem, ônibus e outros meios para chegar a algum local mais seguro.
Com cartão de crédito, não fica tão difícil para que a polícia ou alguém consiga o seu histórico de transações.
  • Binóculos são sempre bem-vindos.

Durante todos os filmes há uma recorrente utilização de binóculos e lupas para vigiar locais e pessoas!
No caso de um sobrevivencialista, tal equipamento serve tanto para vigiar pessoas como para fingir estudos sobre aves, animais, etc.
Poder estar distante do seu alvo pode dar uma boa margem de segurança para seu trabalho ou fuga. É assim que os policiais de campana fazem, filmando e vigiando, é assim que traficantes fazem, vigiando de locais mais altos de morros e favelas.
  • Continue seu programa de exercícios.
Quando Bourne é resgatado no navio, ele continua se exercitando, pois tinha uma noção de que deveria estar em forma!
Faça isto, utilize (como recomendado em nosso Instagram) uma combinação simples de exercícios de Corrida - Luta - Corrida, que pode ser feita com um saco de pancadas ou um manequim encoberto com esponjas densas! Isto manterá vc em forma caso seja preciso lutar ou fugir.

  • Utiliza um rádio na frequência militar...
Um walkie talkie comum, que não custa mais de 150 pilas (Baofeng, por exemplo), pode te fornecer informações importantes sobre acontecimentos na cidade, desde batidas de trânsito até ataques terroristas!
Isto pode adiantar muito suas ações, sejam elas arrumas as coisas e fugir ou preparar o terreno para um potencial invasor!

Se curtiram nosso texto, se inscrevam em nosso blog, em nossa página do FB e em nosso canal do FB!
Vamos pra natureza!